quinta-feira, 26 de julho de 2012

AULA 6: LEONARDO DA VINCI


          Hoje, a maioria das pessoas é capaz de reconhecer, sem dúvida alguma, que Mona Lisa, realizada pelo gênio incontestável Leonardo da Vinci, é uma obra de arte. Não seria difícil encontrar uma multidão afirmando, inclusive, que essa é uma das maiores obras de arte de todos os tempos. Para ter certeza disso, basta observar as filas de turistas do mundo inteiro, que se concentram, praticamente todos os dias do ano, em frente à Mona Lisa, no Museu do Louvre. O verdadeiro fascínio que essa obra exerce sobre as pessoas não data de hoje. Seu misterioso sorriso é estuda, investigado e admirado, desde o século XIX, como um enigma artístico digno de nota.


Observando o famoso quadro de Da Vinci e pensando nas três diferentes abordagens possíveis do conceito de arte, responda:

1. Lembrando que, antes de tudo, a obra é uma feitura, isto é, uma tinta aplicada sobre um material, que cores foram aplicadas na obra?
2. Lembrando que a obra é conhecimento, pode retratar aspectos históricos ou sociais, observe as roupas da personagem retratada e responda:
O que o autor está querendo representar? Que época está sendo representada? A que classe social a personagem pertencia?
3. Lembrando que a obra é também expressão e, por isso, é uma experiência com o sensível, responda:
O que você sente ao observar o quadro? Como o sorriso de Mona Lisa aparece para você? Ele exprime algo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário