sexta-feira, 27 de julho de 2012

À PALO SECO - BELCHIOR



Se você vier me perguntar por onde andei

No tempo em que você sonhava.
De olhos abertos, lhe direi:
– Amigo, eu me desesperava.
Sei que, assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73.
Mas ando mesmo descontente.
Desesperadamente eu grito em português:
2x (bis)


- Tenho vinte e cinco anos de sonho e
De sangue e de América do Sul.
Por força deste destino,
Um tango argentino
Me vai bem melhor que um blues.
Sei, que assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73.
E eu quero é que esse canto torto,
Feito faca, corte a carne de vocês.
(2x)



Essa interpretação foi posta em um fórum de discussão por Emanoel Ventura.

Segue:
Uma possível interpretação para musica A palo seco! Ao contrario do que pensa nosso ilustre Aramis com sua mente libidinosamente frutífera, creio que o titulo nada tenha a ver como homoafetividades…
A palo seco não é uma expressão do português, por isso mesmo se alguém tiver tido o interesse de ir a algum dicionário de português, e já disse para o Arame Farpado qual o melhor dicionário de português que existe na face da terra, não iria encontrar o significado.

Pois bem a palo seco é literalmente a pau seco! (talvez por isso os delírios Aramiticos!). É uma expressão do espanhol.
Matando a cobra e mostrando o pau ou el palo!
Link para o dicionário da real academia espanhola. Um super dicionário del español.
lá pelas tantas tem o significado da expressão:

1. loc. adv. Escuetamente, sin nada accesorio o complementario.
2. loc. adv. Sin comer ni beber. 3. loc. adv. Mar. Dicho de navegar una embarcación: Con la velas recogidas.

Agora poderíamos traduzir para o portugues como sem meia conversa, sem leriado, indo direto ao ponto: a palo seco!
Creio que seja essa a intenção do poeta maldito. Mas há algo mais interessante. Belchior tem a boa mania de, em suas musicas, incorporar o significado de termos usados em outras obras. Ele se utiliza de uma “intermusicalidade” é assim em varias musica, por exemplo, Beijo Molhado, que acho que todos aqui conhecem, tem já no titulo uma menção a outra musica, e quando ele canta Only you, only you sabe ser, sabe dar está querendo entre outras coisas fazer uma ligação com a conhecida canção Only you. E Para ficarmos apenas em um exemplo nessa mesma canção no final ele faz referencia a uma canção italiana Al di lá delle stelle piú belle…

Pois bem, e a palo seco?
A palo seco trás relação com um belo poema de João Cabral de Melo Neto. Sobre o canto a palo seco. Tire suas conclusões. É um poema meio longo, mas vale a pena! Busquei e copie abaixo

Se diz a palo seco
o cante sem guitarra;
o cante sem; o cante;
o cante sem mais nada;
se diz a palo seco
a esse cante despido:
ao cante que se canta
sob o silêncio a pino.
O cante a palo seco
é o cante mais só:
é cantar num deserto
devassado de sol;
é o mesmo que cantar
num deserto sem sombra
em que a voz só dispõe
do que ela mesma ponha.
O cante a palo seco é um cante desarmado: só a lâmina da voz sem a arma do braço; que o cante a palo seco sem tempero ou ajuda tem a abrir o silêncio com sua chama nua.

O cante a palo seco
não é um cante a esmo:

exige ser cantado
com todo o ser aberto; é um cante que exige o ser-se ao meio-dia, que é quando a sombra foge e não medra a magia.

O silêncio é um metal
de epiderme gelada, sempre incapaz das ondas imediatas da água: a pele do silêncio pouca coisa arrepia: o cante a palo seco de diamante precisa. Ou o silêncio é pesado, é um líquido denso, que jamais colabora nem ajuda com ecos: mais bem, esmaga o cante e afoga-o, se indefeso: a palo seco é um cante submarino ao silêncio.

A palo seco canta
o pássaro sem bosque, por exemplo: pousado sobre um fio de cobre; a palo seco cantam ainda melhor esse fio quando sem qualquer pássaro dá o seu assovio.

A palo seco canta
a bigorna e o martelo, o ferro sobre a pedra, o ferro contra o ferro; a palo seco canta aquele outro ferreiro: o pássaro araponga que inventa o próprio ferro.

A palo seco existem
situações e objetos:
Graciliano Ramos,
desenho de arquiteto,


as paredes caiadas,
a elegância dos pregos,
a cidade de Córdoba,
o arame dos insetos.


Eis uns poucos exemplos
de ser a palo seco,
dos quais se retirar
higiene ou conselho:


não de aceitar o seco
por resignadamente,
mas de empregar o seco
porque é mais contundente.


Então, que acharam? Continuando! Esmiuçado o titulo fica mais fácil de entender a letra.


Ora, imaginemos o seguinte, tu, Samyr, estás caminhando por uma dessas ruas bem administradas da cidade de fortaleza, essas próximas a beira mar e quem é que tu encontras? Quem? O João é claro! E faz tempo que tu no o ver. Mas eis que, antes que tu possas dirigir a palavra a ele, ele que é um homem de negócios, um industrial optante pelo simples, portanto cheio de problemas para administrar, toma a frente e diz a palo seco, pois já está cheio dessa vida sem jeito:


Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava
De olhos abertos lhe direi
Amigo, eu me desesperava


Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Mas ando mesmo descontente
Desesperadamente eu grito em português


Tenho 25 anos de sonho e de sangue
E de América do Sul
Por força desse destino
O tango argentino me vai bem melhor que o blues


Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Eu quero que esse canto torto
Feito faca corte a carne de vocês


Veja Samyr que tu não tens chance de falar nada, ele vai descarregando toda aquela angústia de industrial optante pelo simples


Alem dos problemas comuns da vida ainda tem um agravante ele é sulamericano e tem impregnado (pelas as mentes preconceitosas mundo afora) a marca, as estigmas de um latino americano. Ora ser latino americano para o mundo é como ser nordestino para o Brasil, compreendes? O João diz que isso não faz sentido!


Outra coisa, há conta mais torto do que um canto a palo seco? Eu quero é que esse conto torto corte a carne de vocês!!!!!!!!!!


Canto torto? Não há nada que incomode mais que um canto torto e não é apenas o canto de cantar é o canto de lugar, o canto tordo sem um boa forma… a própria America latina um canto torto para o resto do mundo.


Mas tem uma coisa que eu não sei. Por que o ano de 73??????? Será um acontecimento meramente pessoal ou se passou algo de relevante latinamente ou no Brasil que justifique ou se incorpore a canção. Talvez o Aramis possa responder talvez o desenho animado do Eduardo, mas ele não está no Grupo! Pois são historiadores. Eu sei que em 73 eu não tinha nem nascido!
Acho que é isso espero ter ajudado!!! Comentário by João Felipe Schmitt 

19 comentários:

  1. Em 73, Pinochet deu o golpe militar no Chile, derrubando Salvador Allende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no Brasil a ditadura endurecia cada vez mais.

      Excluir
    2. Eu achei uma viagem a busca da tradução de Palo Seco e essa comparação toda.. RS Eu interpreto de uma maneira mais simplificada. Palo Seco é uma junta de governo de uma província da Argentina, tem mais a ver, visto que ele fala da Argentina na música. Vejo a música como uma crítica, uma forma de rejeição à Americanização, e busca de valorização da cultura latina. Podemos observar quando ele diz que desesperado canta em Português e não em Inglês, o que na época estava no auge, por isso, também, um tango lhe cai melhor que um blues. Em outras músicas dele também é possível ver essa característica, por exemplo Coração Selvagem, onde ele repete o termo "Meu bem" e no fim da música diz: "Que outros cantores chamam Baby"

      Excluir
    3. Eu achei uma viagem a busca da tradução de Palo Seco e essa comparação toda.. RS Eu interpreto de uma maneira mais simplificada. Palo Seco é uma junta de governo de uma província da Argentina, tem mais a ver, visto que ele fala da Argentina na música. Vejo a música como uma crítica, uma forma de rejeição à Americanização, e busca de valorização da cultura latina. Podemos observar quando ele diz que desesperado canta em Português e não em Inglês, o que na época estava no auge, por isso, também, um tango lhe cai melhor que um blues. Em outras músicas dele também é possível ver essa característica, por exemplo Coração Selvagem, onde ele repete o termo "Meu bem" e no fim da música diz: "Que outros cantores chamam Baby"

      Excluir
  2. Em 1973, aconteceu o golpe militar no Chile, onde o socialista Salvador Allende foi deposto e assumiu o Ditador Augusto Pinochett, financiado pelo governo dos EUA. Vários outros golpes militares estavam acontecendo em toda a America Latina. Bechior estava desesperado com toda esta terrível situação que os povos estavam vivendo e que quase ninguém estava se preocupando: Sei que assim falando pensas
    Que esse desespero é moda em 73
    Eu quero que esse canto torto
    Feito faca corte a carne de vocês;

    Ele deseja que esta música desperte as pessoas (corte a Carne de Vocês).
    O Brasil vivia uma terrível ditadura e o povo Cantava e pulava nas Ruas com a Seleção(Salve a saleção, pra frente brasil !).

    ResponderExcluir
  3. O golpe militar chileno foi um dos acontecimentos políticos mais importantes da história chilena e latino-americana da segunda metade do século XX. O golpe, liderado pelo general de extrema-direita Augusto Pinochet, teve aprovação da burguesia e apoio financeiro dos Estados Unidos, ocorreu em 11 de setembro de 1973 e destitui, violentamente do poder, o presidente socialista Salvador Allende.
    A canção A PALO SECO foi escrita em 1974, pelo poeta Belchior, portanto ele exprimia o desespero com tudo o que estava acontecendo ao seu redor.

    ResponderExcluir
  4. Não seria mais fácil ouvir do próprio Belchior sobre isso?
    https://www.youtube.com/watch?v=joB1oBzNSQI

    ResponderExcluir
  5. Só para esquentar a discussão, no albúm Belchior acústico ele canta 76 não 73 alguém já havia notado isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra enriquecer a conversa no ano de 1976 , aconteceu o levante de soweto na África do Sul no qual 10 mil pessoas (a maioria estudantes).ocuparam as ruas daquela cidade em protesto contra o famigerado regime sul africano

      Excluir
    2. Só pra enriquecer a conversa no ano de 1976 , aconteceu o levante de soweto na África do Sul no qual 10 mil pessoas (a maioria estudantes).ocuparam as ruas daquela cidade em protesto contra o famigerado regime sul africano

      Excluir
  6. Acredito na frustração de ser Latino Americano. O ano e a idade mencionada na música coincide com a do Belchior. Então creio que está se auto avaliando.
    sempre melancólico baixa auto estima como todos os intelectuais à frente do seu tempo.

    ResponderExcluir
  7. Acredito na frustração de ser Latino Americano. O ano e a idade mencionada na música coincide com a do Belchior. Então creio que está se auto avaliando.
    sempre melancólico baixa auto estima como todos os intelectuais à frente do seu tempo.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Estava ouvindo agora mesmo o disco Alucinação e, ao passar por "A Palo Seco" resolvi dar uma pesquisada sobre a canção a acabei chegando aqui. Na gravação constante do LP Alucinação, Belchior canta, em alto e bom som, "Que esse desespero é moda em 73". Ele diz 73, não 76. O LP Alucinação é de 1976, mas sei que a música, originalmente, saiu num compacto de 1973... Talvez, conforme a regravação, ele fosse atualizando a data, não?

    ResponderExcluir
  9. A letra original remete ao número 73 o ano do golpe militar no Chile (11/09/1973).
    Em 24 de março de 1976 Jorge Rafael Videla deu o golpe na Argentina.
    Belchior e Ednardo incorporaram mais esse acontecimento à letra, cantando ambas datas.

    ResponderExcluir
  10. Estou viajando, nas respostas ...mas consciente.

    ResponderExcluir